eléctrico ao metro
"O eléctrico na cidade de Coimbra"
exposição patente no Espaço Metro
O fracasso da instalação da tracção eléctrica pela Companhia Carris de Ferro de Coimbra, levou a Câmara a assumir o projecto e a avançar com a municipalização do serviço. Três anos depois, a 1 de Janeiro de 1911 iniciou-se a circulação do carro eléctrico na cidade. O entusiasmo gerado pelo novo transporte fez-se sentir nas ruas apinhadas de gente que saía para experimentar ou apenas admirar a sua passagem, sobretudo à noite pelo efeito esplêndido da sua iluminação. Nos anos que se seguem, coincidindo com o período de expansão do perímetro urbano, abriram-se novas linhas e duplicaram-se outras. Até aos anos 40, o eléctrico reinou nas ruas da cidade. Em 1947 é inaugurada a primeira linha de tróleis em Portugal, entre Santa Clara e o Largo das Ameias. Nos anos 60 e 70, assiste-se à progressiva substituição dos eléctricos, veículos de via rígida, pelo trólei. O carro eléctrico que nos inícios do século XX tinha sido o símbolo da modernidade, passa a ser olhado como um transporte antíquado e barulhento. No dia 1 de Janeiro de 1980 as únicas carreiras então em vigor, a 3 e a 4, recolhem à Alegria para não voltar a circular.
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